O que é a felicidade?

Eu já conheci todo tipo de gente nessa vida, e eu posso dizer que quase todas essas pessoas falharam por acreditar que a felicidade era algo que se conquistava e permanecia pra sempre. Todos nós já idealizamos que em algum momento da nossa rápida existência chegariamos em um lugar ou em um estado que a felicidade nos abraçaria e não nos soltaria nunca mais. Mas acreditar nessa ilusão é um dos maiores motivos da tristeza e do sentimento de estar perdido. De sentir que algo parece inalcansável o que na verdade é, porque isso não existe.
Mas afinal o que é a felicidade pra você?
De acordo com o Dicionario, felicidade é
qualidade ou estado de feliz; estado de uma consciência plenamente satisfeita; satisfação, contentamento, bem-estar.
Todo mundo quer ser feliz. Tudo o que a gente faz no dia a dia ou a longo prazo seja consciente ou inconscientemente é pra ser feliz, é pra sentir o prazer da felicidade. É ter a esperança de chegar no tal lugar utópico onde seremos felizes para sempre.
Mas a felicidade não é isso. Não é um fim. Ela é o caminho. Ela está no caminho.
Mas insistimos em acreditar que se tivermos mais dinheiro seremos mais felizes. Ou que… se tivéssemos um carro do ano seríamos felizes. Que se tivéssemos uma casa maior tudo seria mais feliz. Ou então porque não uns mil amigos. Um apartamento na praia. Fama…
Vivemos acreditando que não estamos felizes porque falta algo. É sempre a falta de algo, quando na verdade muitas vezes estamos infelizes por não entender que a felicidade pode ser se abster e não juntar. Não amontoar-se de coisas, não ficar procurando motivos para se ter a felicidade.
Como Carlos Drummond escreveu :
Ser feliz sem motivo é a mais autêntica forma de felicidade.
Tem gente rica morrendo de tristeza. Tem gente pobre que tá dando pulos de alegria, então não podemos afirmar que a felicidade é a falta de algo material.
Tudo na vida é transitório então temos que saber nos desapegarmos desse pensamento de que temos que ter algo ou precisamos chegar em algum lugar pra sermos felizes.
É óbvio. Temos de buscar nossos sonhos. Temos de nos mantermos no nosso caminho, mas temos também que manter os olhos no presente. Viver os momentos bons e ser gratos por aqueles instantes de felicidade.
Mas não. Nós nos esquecemos dos momentos bons com mais facilidade do que dos momentos ruins. Isso é mais uma prova de que nos apegamos no que não deveriamos enquanto desejamos o que não temos.
Mas enfim, onde está a felicidade?
A felicidade não é um estado permanente. Mas momentos. A felicidade são momentos felizes.
Ela tá naquele momento que você tem a certeza de que quem você ama também ama você. Vem naquele momento que você tem a certeza de ter um alguém que pode confiar. Ela nasce no instante que você reencontra alguém importante pra você e que você não via a muito tempo. Vem com a saúde dos familiares. Dos pais dos filhos, amigos. Ela passa no lugar onde você se sente em paz. Tranquilo. Na companhia dos que te entendem e que você se sente fazer parte. No sonho que realiza. Na cura. No amor. Em todos esses e muitos outros instantes.
Então quando você estiver em um desses momentos felizes aproveite e tire o máximo dele. E depois que ele passar, não fique mal por isso porque eu te prometo que vai ter muito mais. Você merece.
E pra terminarmos aqui eu vou usar uma frase que o padre Fábio de mello disse:
Acho que a felicidade é uma espécie de susto; quando você vê, já aconteceu. Ela é justamente uma construção pequena de todos os dias…
É isso aí minha gente.
Até mais.
Alax Jr.

Assista ao vídeo aqui.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s