A importância do perdão.

O perdão é um dos principais passos para se conquistar a paz interior e para que tenhamos uma vida com mais tranquilidade.
Perdoar é uma verdadeira experiência de libertação, e eu quero falar sobre isso. A importância do perdão.
Muito da nossa experiência de vida vem dos nossos relacionamentos. Sejam os relacionamentos com os familiares. Com os amigos. Seja nas nossas relações amorosas.
É inevitável que em algum momento dessa nossa caminhada alguém acabe nos machucando ou que nós mesmos acabemos nos traindo.
E existem muitos tipos de traições. Mas o que há em comum entre todas elas é que todas machucam.
Não sabemos quando isso vai acontecer e muitas vezes mal sabemos como lhe dar com a dor. Mas precisamos aceitar o fato de que o que tá feito tá feito pra que possamos seguir em frente e o perdão é a melhor escolha e caminho para se fazer isso.
É exatamente como o compositor russo Igor Stravinsk disse:
“Não podemos desfazer os pecados. Só perdoar.”
Viver uma vida de mãos dadas com ressentimentos e histórias mal resolvidas causa mais danos à nós mesmos do que pra quem nos trouxe o erro. E o perdão vem pra nos libertar de um fardo que carregamos sem necessidade e que não nos traz benefício algum.
Mas eu quero deixar claro que perdoar não significa ter novamente o convívio com a pessoa, não é sobre isso. Podemos praticar o perdão e seguir caminhos diferentes. Escolher uma outra estrada. Colocar um ponto final.
É isso. Entende?
O perdão pode ser a melhor forma de terminar uma história.
Como Mario quintana escreveu:
“Perdoe os outros não porque eles merecem, mas porque você merece paz.”
Fica claro que o perdão nos liberta da mágoa e nos livra de algo ruim e desnecessário.
Não podemos deixar que o orgulho nos cegue e nos afaste da nossa melhor parte. Perdoar é um ato nobre. Um ato bonito que te faz mais humano e que te ensina amadurecer. Então não tenha medo de perdoar quem já te feriu. Não guarde isso. Não acredite que isso te fará parecer fraco, porque na verdade é preciso ser muito forte pra perdoar.
De a paz para alguém que necessita e acima de tudo de a si mesmo. Faça isso por você. Se perdoe Se reconecte consigo mesmo e… se liberte da culpa de todas as falhas. De todos os erros…
Eu gosto de dizer que aquele que se perdoa é beneficiado duas vezes. Uma vez por perdoar e outra vez por ser perdoado.
Somos seres falhos. Errar é mais fácil do que acertar, então que ao menos cada um tenha a si mesmo. E se ame. Se valorize e pratique o perdão pessoal.
É como o Papa João Paulo segundo que disse:
“Devemos perdoar sempre lembrando que nós mesmos precisamos de perdão. Precisamos ser perdoados com mais frequência do que perdoamos.”
E é exatamente isso. Todos nós estamos sujeitos a errar. Eu, você. Seja com o próximo. Seja consigo mesmo. Então não podemos culpar tanto. Nem a nós, nem a ninguém.
Então pega esse celular. Liga. Manda uma mensagem. Peça perdão. De o perdão. Faça isso por você.
E mesmo que a outra pessoa não entenda. Mesmo que não aceite ou que o orgulho dela atrapalhe. Faça a sua parte e coloque um ponto final. Se liberte disso. Você merece ser livre de todas as formas. Principalmente emocionalmente. Então se de esse presente hoje.
E pra encerrar eu quero deixar uma passagem de um livro que li há muito tempo mas que gostei bastante.
O livro se chama “a cabana” e tem uma mensagem muito forte sobre perdão, principalmente sobre perdão pessoal.
“O perdão existe em primeiro lugar para aquele que perdoa, para libertá-lo de algo que vai destruí-lo, que vai acabar com sua alegria e capacidade de amar integral e abertamente…”
É isso aí minha gente.
Até semana que vem.

Assista o vídeo completo aqui.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s