AMOR PRÓPRIO

“Você tem duas opções, ser o seu melhor amigo ou o seu maior inimigo, tudo depende do amor próprio que você acredita merecer.”
O amor é um dos assuntos que mais inspira livros. Filmes. Músicas. Algo de grande importância e que eu não poderia deixar de falar aqui.
Porém eu não venho falar sobre o amor que sentimos por outra pessoa além de nós mesmos, porque, mais importante ainda que amar alguém, é o amor próprio, é o amor que sentimos por nós mesmos, pois se você não se ama se torna impossível amar o próximo e ai o que você sente sem amar a si mesmo é apenas carência.
Esse amor é exatamente isso, a capacidade de sentir amor por você mesmo, e não tem nada a ver com orgulho ou egoísmo que é o que muitas pessoas não sabem diferenciar.
O egoísmo é um sentimento completamente diferente, ele faz com que você queira fazer apenas coisas para o benefício próprio, independente se irá ferir ou causar danos na vida de outro ser humano. Mas o amor próprio, depois que você aprende a se amar, você irá querer fazer com que o resto do mundo também se sinta assim, esse amor te torna uma pessoa melhor e mais feliz.
Na bíblia existe uma passagem, na realidade é um mandamento, que diz:
“Amai o próximo como ama a si mesmo”.
É uma frase simples, com um mandamento que parece ser mais simples ainda. Se o mandamento diz para que você ame o seu próximo e em seguida diz como ama a si mesmo, então o autor sabia a importância do amor próprio.
Pra que você possa amar os seus semelhantes, pra que você possa amar um outro alguém, antes, você precisará amar a si mesmo. E saiba que não há nada de errado ou incomum nisso, o amor próprio é necessário, importante e indispensável pra que tenhamos uma vida tranquila.
Se ame. Se cuide e se respeite. Se ajuste ao que te faz bem e não ao mundo inteiro. Porque o mundo engana mas só você pode saber de verdade o que te acalma. O que te traz paz e o que te deixa feliz. Por isso saiba que a pessoa que mais precisa de você é você mesmo. Você precisa de si primeiro. Precisa se ter pra depois se doar. Pra depois dar amor ao próximo. É exatamente o que Albert Camus escreveu:
“O homem tem duas faces: não pode amar ninguém, se não amar a si próprio.”
Então saiba que não é errado você se escolher. Errado é você se destruir por se esquecer de si. Se colocar de lado por medo de perder alguém quando na verdade você está perdendo a si mesmo.
Eu acredito que aquele que se ama sempre encontra um caminho pra se curar e pra seguir em frente. Então se ame. Se tenha. Se interesse por si mesmo. Porque ai você terá a melhor companhia do mundo morando dentro do teu peito e mesmo quando o mundo te abandonar, ainda assim você não se sentirá sozinho. Então que a tua prioridade seja a tua saúde mental. Física. Espiritual. E que você se torne a melhor morada e companhia que se possa ter.
O padre Fábio de Mello disse que “O amor só é possível a quem se escolhe todo dia”.
Então se escolha porque isso é necessário. Não é egocentrismo. Isso é amor próprio e acho que todos nós temos essa necessidade de nós mesmos. Todo mundo tem a necessidade de se ter, de se cuidar. ate mesmo o filosofo Sartre disse isso:
“Nasci para satisfazer a grande necessidade que eu tinha de mim mesmo.”
Eu costumo pensar que muitas vezes esse vazio que sentimos. Esse vazio que você sente é causado pela falta que temos de nós mesmos e quando a gente aprende a se amar a gente sabe como preencher essa parte que falta. Então se cuida. O relacionamento consigo mesmo vai durar tua vida inteira. Então que ele seja bom, que ele seja verdadeiro e que você seja o grande amor da sua vida.
Eu vou terminar aqui com as palavras do humorista, escritor, dançarino e muitas outras coisas incríveis. Charlie Chaplin:
“Quando me amei de verdade, parei de desejar que a minha vida fosse diferente e comecei a ver que tudo o que acontece contribui para o meu crescimento. Quando me amei de verdade, comecei a me livrar de tudo o que não fosse saudável, pessoas, tarefas, tudo e qualquer coisa que me pusesse pra baixo, de inicio minha razão chamou essa atitude de egoísmo, hoje sei que se chama amor próprio.”
É isso ai minha gente. Até mais.

Assista o vídeo completo AQUI.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s